A beleza do filme se revela na capacidade que tem o amor crescente entre Dora, personagem áspero e Josué, malandro e inteligente, de revelar a humanidade da Dora, que até então tinha se revelado ser detestável, com pouca empatia e amor. A cena mais emocionante do filme para mim seria a cena da Dora pegando o ônibus de volta para o Rio de Janeiro.
Outros pontos positivos são a cenografia assim como as imagens da realidade do subúrbio carioca, das estradas rurais brasileiras e do sertão de Pernambuco.
Pontos negativos incluem a narrativa, bela história mas pouco realista, e a atuação de Fernanda Montenegro inegável ao longo do filme (bem melhor na segunda parte do em seu papel de mulher intragável que é pouco realista).